Pneus – Dicas e Cuidados que devem ser seguidos





Uma viagem, seja a tradicional bate-e-volta ou aquela que dura vários dias, deve começar mesmo antes do motorista pensar em pegar o primeiro quilômetro da estrada ou rodovia. Fazer um check-up do carro é essencial para um passeio seguro, desde a verificação do nível do óleo e outros mais, até as condições dos pneus.

Para verificar se eles não estão carecas, Giovanni Carlos Rossi, consultor técnico da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticas (ANIP) assinala existir, no sulco do pneu um indicador denominado Tread Wear Indicator (TWI), relevo de borracha com altura de 1,6 mm. Quando o desgaste atinge essa marca é hora de efetuar a troca. É importante, também, ter o estepe calibrado.




Um detalhe importante na hora de passar no posto para encher o tanque é calibrar os pneus em seu estado frio e de acordo com as especificações contidas no manual de instruções do veículo. Quanto maior o número de pessoas, maior deve ser a pressão.

O Carnaval, que deve incitar num maior movimento de veículos pelas estradas de todo o país, pode ser mais bem aproveitado com esses pequenos cuidados relacionados ao pneu. Por último, Rossi ressalta que o balanceamento e alinhamento devem ser efetivados a cada 10 mil quilômetros, ou quando o pneu é trocado, quando a suspensão sofre impactos consideráveis ou quando desgastes anômalos vierem à tona.


Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Maxpress

Compartilhe esta notícia