A Lei Seca funciona?





Passado aproximadamente um ano e meio do início da lei seca, muitas perguntas ainda permanecem em nossas mentes. Quais foram os resultados que essa medida trouxe?

Levando em consideração o objetivo de diminuir o número de acidentes no trânsito, pode-se dizer que ela alcançou os seus objetivos, visto que em relação ao início da lei e agora ocorreu uma diminuição de aproximadamente 23% dos acidentes. Porém há um outro ponto a ser discutido, a lei seca realmente pune o motorista? O condutor só é considerado culpado, se realmente for comprovado que ele dirija alcolizado, comprovação essa, que só pode ser feita com a apresentação do exame de sangue, tendo em vista que a constituição brasileira permite que o motorista recorra diversas vezes no seu processo. Sendo assim, dificilmente ele terá a sua carteira cassada.




Estando ciente dos fatos relatados acima, há um projeto de lei que está no congresso visando  "fechar as brechas da constituição", para que o motorista possa ser advertido realmente. A lei seca trouxe muitos benefícios, todavia ainda tem muitas falhas.


Por MS

Fonte: Revista Época

Compartilhe esta notícia

2 comentários em “A Lei Seca funciona?

  1. Ola a todos, tenho 49 anos e nunca tinha entrado em uma viatura. Fui abordado na ( lei seca ), e devido a influencia de minha profissao, constatou-se nivel acima do normal alcoolico. meio confuso em ralaçao a tudo que estava acontecendo fiz o teste do bafometro ( meu maior erro ). tive ordem de prisao decretada e colocado em uma viatura e conduzido a delegacia. fui tratado pela lei, como um bandido comum, um traficante ou um dos criminoso. fui fichado criminalmente e colocado em uma cela…aguardando minha esposa com o valor da fiança. Meu crime foi ter ingerido alguns goles de vinho na pratica de minha profissao, nao matei,nao estrupei e nem robei. Nada contra lei seca, apenas,inconformado com o tratamento, hoje me sinto um criminoso.Qual a diferença entre a minha pessoa e a de um criminosa, que rouba e mata?