Financiamento – Ano do Carro Influencia nos Juros

O ano dos carros influencia grandemente nos juros do financiamento. Entenda mais.

Uma dúvida muito comum para quem deseja comprar um carro novo, mas talvez não tão novo assim, é sobre os juros no financiamento e como diferentes aspectos conseguem interferir na hora de pagar. Se os valores podem oscilar e quanto de juros que é possível ser acrescido nas parcelas do carro.

Respondendo a essa pergunta, quando se trata de um carro usado, o ano influencia sim nos juros de financiamento, na verdade influencia de uma forma extremamente grande.

Para isso, é necessário que você pense no caso levando em consideração os planos de saúde. Quando a idade aumenta, as pessoas ficam mais velhas, isso exige mais cuidados, certo? Dessa forma, a ida ao médico é mais comum e rotineira e os gastos com saúde e serviço aumentam, dessa forma o valor do plano também sofre acréscimo.

Essa mesma situação pode ser acoplada ao caso dos automóveis. Quanto mais velho o veículo, mais as idas ao mecânico se tornam rotina, fazendo dessa forma que os gastos com o automóvel aumentem, além dos valores de serviço. Tão caros quanto os planos, os cuidados com os carros podem acabar por “desanimar” a pessoa que vem do financiamento, fazendo com que a renda possa não cobrir os gastos e mais o valor do carro.





Dessa forma, muitos carros financiados por bancos privados possuem menores taxas de juros quando o modelo é novo ou semi-novo. Isso impede que os financiamentos de veículos de automóveis mais velhos aconteçam com maior frequência e o índice de inadimplência, além de saldo devedor, aumente.

A busca por automóveis mais velhos ainda é uma opção por conta da facilidade de pagamento, facilidade burocrática e para que o acesso a veículos “melhores” em marca e modelo possam ser adquiridas, em vez de veículos mais novos e mais simples. Pode ser uma falsa realidade, mas a verdade é que se por um lado os veículos mais novos possuem menos juros, o valor dos impostos ainda é bastante surreal. Ou seja, no final, termina quase tudo “elas por elas”.

Para a compra de um carro, é preciso um intenso planejamento, pois os custos são certos e não podemos contar com o incerto.

Por Yamí de Araújo Couto

Financiamento de carros



Compartilhe esta notícia