CNH Brasileira – Países que Permitem Dirigir com Habilitação do Brasil

Brasileiros podem dirigir em alguns países com a carteira de motorista nacional por até 180 dias.

Muitos brasileiros que desejam explorar rodovias e pontos turísticos em outros países da América e demais continentes, nunca ouviram falar da PID (Permissão Internacional para Dirigir), este documento é a própria CNH com todos os dados do Condutor, foto, assinatura e data de vencimento.

O documento hoje é aceito em mais de 130 Nações Signatárias da Convenção de Viena, dos quais fazem parte alguns países com destino muito procurado, como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Portugal, Noruega, México e Rússia, sendo que ele é traduzido em sete idiomas, que é o Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, Português e Russo .

No entanto, os países que fazem parte da Convenção aceitam a Carteira Nacional de Habilitação ( CNH) comum Brasileira, por um período de até 180 dias .

Maxwell Vieira, diretor de habilitação do Detran-SP , explica que portar Habilitação Internacional é importante ao entrar em solo estrangeiro, pois facilita checagem de informações em abordagens policiais, o que evita transtornos e demoras muitas vezes. Além disso, facilita também a locação de automóveis. O diretor avisa que antes da viagem, é necessário a certificação de que o destino faça parte da convenção e para isso, basta que o viajante consulte a lista no Site do Denatran (denatran.gov.br).

Todos os estados Brasileiros podem emitir a PID e podem solicitar emissão da mesma os condutores que não tenha a CNH vencida, quem não cumpre suspensão ou cassação do direito de dirigir ou ainda, que não tenha alguma restrição administrativa ou judicial que inviabilize a emissão do documento.





O motorista pode solicitar a documentação através do site do Departamento de Trânsito e geralmente a entrega é realizada no domicílio em 07 dias. A taxa fica em torno de R$ 11,00, pago aos Correios, sendo que a PID em 2017 está na casa de R$ 260,00 (Varia conforme Estado), que também pode ser solicitado diretamente no Denatran, estando pronto em até 03 dias úteis.

E para quem vai para destinos como África do Sul, Austrália, Índia, Nova Zelândia, Reino Unido, entre tantos outros, vale a dica de prestar atenção, pois nestes países a mão é invertida e a idade mínima exigida em geral para locar veículo é 21 anos, sendo que algumas locadoras cobram taxa para quem tem menos de 25 anos.

Vale lembrar que alguns países que fazem parte da Convenção exigem apenas CNH, mas os mesmos devem atentar pois o motorista brasileiro pode dirigir com a mesma por até 180 dias. As locadoras normalmente exigem pagamento de seguro e diária de combustível. Em casos de infrações de trânsito, o motorista deve pagar pelas mesmas sobre o risco de ter a entrada no país negada ou a retenção de passaporte.

VANDERLI SOARES DOS SANTOS



Compartilhe esta notícia