Renovação da CNH

Saiba como proceder para renovar a Carteira Nacional de Habilitação.

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é renovação da carteira nacional de habilitação e demais procedimentos.

A CNH tem sua data de validade de acordo com o exame médico do condutor, o que geralmente é de cinco anos, se esse for menor de 65 anos de idade. Para pessoas com mais de 65 anos, o prazo de validade da CNH é de três anos e ainda existem alguns casos em que a data de validade é estipulada de acordo com o médico do DETRAN.

Já é possível fazer a solicitação de renovação 30 dias antes do vencimento da CNH e caso o motorista não faça, ele não poderá dirigir veículos depois do vencimento da carteira. Em nenhuma hipótese, o condutor poderá dirigir com a CNH vencida, sob pena de apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.

A renovação da CNH é muito simples e pode ser feita pessoalmente ou pela internet no site oficial do DETRAN do estado onde o documento foi expedido. Depois de agendado no site do DETRAN, o motorista deve imprimir o protocolo e se encaminhar até uma clínica credenciada ao DETRAN para a realização dos exames médicos e psicotécnico, depois de pagar a taxa de renovação da CNH em qualquer banco credenciado.





Depois disso, o condutor pode retirar a CNH no local onde solicitou o serviço ou aguardar a entrega do documento via Correios, se for o caso. Os documentos necessários para a renovação da CNH são originais e cópias do RG e CPF ou CNH, comprovante de endereço recente em nome do motorista, comprovante de pagamento da taxa de renovação, protocolo de agendamento dos exames e o laudo dos resultados que serão entregues pelo médico credenciado. O valor a ser pago pela renovação da carteira nacional de habilitação varia de acordo com o DETRAN de cada estado.

Para os motoristas que não renovaram a CNH dentro do prazo, podem renová-la depois do vencimento e os procedimentos são os mesmos citados anteriormente. Para motoristas que estão com a CNH cassada, deve-se entrar com recursos perante o DETRAN e aguardar a resposta da defesa prévia.

Por Rodrigo Souza de Jesus

Renovação da CNH



Compartilhe esta notícia