Dicas de Como Economizar Combustível

Confira aqui algumas dicas de como economizar combustível em seu carro.

Você é daqueles que não dispensa o uso do carro, mas já não aguenta o gasto com combustível? Saiba que com algumas atitudes, você pode economizar.

Veja como economizar o combustível do seu carro:

O início do ano é marcado por diversos gastos que geralmente todos os cidadãos possuem. Além de preocupar-se com o IPVA e outras dívidas, atualmente o preço da gasolina e etanol vem aumentado consideravelmente. Desse modo, foram reunidas algumas dicas visando economizar.

O primeiro passo para a economia é não deixar o combustível chegar na reserva. A gasolina ou álcool são responsáveis por refrigerar uma bomba nos veículos com injeção eletrônica. Assim, se o combustível estiver escasso, consequentemente a refrigeração será menor, podendo prejudicar o desempenho da bomba e dessa forma o carro terá dificuldade para ligar novamente.

Somado a isso, as impurezas podem formar aglomerados maiores, solidificando-se e fazendo o motor falhar. Por isso, o tanque deve permanecer pelo menos na metade de sua capacidade.

O segundo passo consiste em calibrar os pneus pois quando os pneus trabalham com a pressão inferior àquela recomendada pela fábrica, o motor se esforça mais e por consequência há um maior gasto de energia.

O terceiro passo é desligar o motor quando o carro estiver inativado por mais de um minuto, pois mante-lo faz com que se consuma mais combustíveis.





Acelerar e frear de forma menos agressiva é o quarto passo para quem quer economizar, uma vez que o esforço é bem menor.

A próxima etapa é evitar dirigir com uma grande quantidade de pesos desnecessários. Os bagageiros externos podem atrapalhar também.

Apesar do grande calor, o sexto passo pede para que o uso do ar condicionado seja apenas em situações realmente necessárias, pois geralmente diminui a potência do motor, fazendo com que gaste mais combustível.

Por último, é preciso observar as rotações corretas do motor. Isto é, no painel do carro é possível observar as rotações por minuto, conhecidas também como rpm. Se o motor estiver muito fora do giro indicado é provável que gastará mais energia. Vale ressaltar que a velocidade também pode ser decisiva.

Nesse sentido, para continuar andando de carro e economizando no consumo de seu combustível, faça o teste, siga essas dicas e observe a economia que você conseguirá.

Sirlene Montes



Compartilhe esta notícia