IPVA SC 2017 – Tabela e Valores

Confira aqui a tabela e valores do IPVA 2017 em Santa Catarina.

Já foram divulgados os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 de Santa Catarina. As informações foram anunciadas pela Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, na última segunda-feira, dia 19. De acordo com as informações da Sefaz, o valor do imposto irá ficar cerca de 4,4% mais barato. Os vencimentos já acontecem a partir do dia 10 de janeiro.

Conforme o governo de Santa Catarina, o valor do IPVA 2017 sofreu redução com base na queda do valor de mercado dos veículos. Isso porque a base para o cálculo do imposto é a tabela Fipe, divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Por outro lado, a alíquota, continuará a mesma de 2016. Ou seja, entre 1% e 2%.

Aqueles que forem proprietários de veículos terrestre, utilitários ou de passeio e de motor-homes com fabricação nacional ou estrangeira irão pagar 2% sobre o valor venal no IPVA SC 2017.

Os veículos terrestres de duas ou de três rodas bem como os de transporte de carga e de passageiros também de fabricação nacional ou estrangeira irão pagar 1%. A alíquota de 1% também incidirá sobre aqueles veículos terrestres que são destinados para locação.

A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina também já está disponibilizando a tabela para a consulta dos valores venais dos veículos para o cálculo do IPVA 2017. Esses valores servem de referência para que o proprietário saiba quanto terá que pagar como imposto conforme a categoria de seu veículo.

Segundo o governo do estado de Santa Catarina, o IPVA mais caro é no valor de R$ 65.953,44. Ele é taxado para um proprietário de uma Ferrari modelo FF, ano 2016. Já o mais baixo é de apenas R$1,33 de uma Caloi/Mobylette SR 50 de 1985.





Para fazer o cálculo é necessário que a pessoa localize o modelo e o ano de seu veículo na tabela Fipe. Assim ela saberá qual será o valor venal.

O cálculo é feito considerando o valor venal x alíquota.

No calendário os contribuintes poderão realizar o pagamento do IPVA 2017 em uma cota única até o último dia do mês que corresponde à placa. Também há a alternativa de se parcelar em duas vezes nos meses que se seguem.

O governo de Santa Catarina informa que em nenhum dos casos haverá descontos.

Confira a tabela Fipe clicando aqui.

Por Denisson Soares



Compartilhe esta notícia