IPVA RJ 2017 – Consulta e Calendário de Pagamento

Confira aqui como consultar o valor e calendário de pagamento do IPVA RJ 2017.

No estado do Rio de Janeiro os cariocas já podem ir se programando para poderem efetuar o pagamento do IPVA 2017 em dia. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado de todos os proprietários de veículos.

O IPVA 2017 RJ é mais uma forma criada pelo governo com o objetivo de arrecadar contribuições para serem feitos investimentos nas rodovias, ruas e estradas do país. Essa é a principal finalidade dada para o montante oriundo desse tributo.

A cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é feita em caráter anual. Caso o proprietário do veículo se esqueça ou não efetue o pagamento do tributo por algum motivo, automaticamente ele entrará para a lista de pessoas inadimplentes com as leis de trânsito.

Todos os proprietários de veículos devem estar plenamente conscientes que o não pagamento do imposto, o que consequentemente gera a inadimplência, poderá também acarretar uma série de outros transtornos como a aplicação de multas e até a apreensão do veículo automotor.

Para que esses e diversos outros problemas sejam evitados, confira as informações abaixo sobre o IPVA RJ 2017.

Consulta

Para consultar o IPVA 2017 RJ o contribuinte poderá acessar o seguinte endereço eletrônico (forma mais rápida e prática): www.detran.rj.gov.br.

Pagamento





Efetuar o pagamento do IPVA RJ 2017 fora da data estipulada pode trazer o acréscimo de juros sobre o valor a ser pago. Conforme o caso esses juros poderão chegar a 20% do valor.

Há também a alternativa de fazer o pagamento do IPVA RJ 2017 por meio de três parcelas. Os contribuintes que quiserem parcelar o imposto precisam escolher a forma de parcelamento que melhor acha para si no momento em que for imprimir a guia de recolhimento.

É importante lembrar que ao optar por fazer o pagamento em 3 parcelas o valor do imposto será referente a 1/3 do estipulado para o imposto com o acréscimo de 1/3 das taxas. A esses valores será também acrescentado o valor total do seguro obrigatório. Esse cálculo incidirá apenas na primeira parcela.

Nas parcelas “2” e “3” do IPVA RJ 2017 será cobrado apenas o valor de 1/3 do imposto mais 1/3 das taxas.

Clique aqui e confira a tabela de valores venais do IPVA 2017 RJ.

Por Denisson Soares



Compartilhe esta notícia