IPVA BA 2017 – Como Pagar e Tabela de Valor Venal

Confira aqui como pagar o IPVA 2017 no estado da Bahia.

Foi divulgado no último dia 21 de dezembro, no estado da Bahia, a tabela de valores para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia para o ano de 2017. De acordo com as informações divulgadas até o presente momento, para o próximo ano haverá uma redução de 5% no valor do tributo com relação aos valores que foram cobrados em 2016.

O valor do tributo tem como base os cálculos divulgados pela Fundação de Pesquisas Econômicas (tabela Fipe) que foram obtidos por meio dos valores de mercado dos veículos usados.

No caso das motos a informação é de que a redução foi de 2,8%, para os caminhões de 7,4%, para micro-ônibus e ônibus de 5,4% e para os veículos utilitários de 4,8%.

Para o IPVA BA 2017 o valor da alíquota será de 3% para o caso dos automóveis e utilitários que sejam movidos a óleo diesel, de 2,5% no caso de veículos e utilitários que sejam movidos por algum outro tipo de combustão,1,5% para aeronaves e embarcações e de 1% para triciclos estrangeiros e nacionais, motocicletas, motonetas, motos, tratores, máquinas de terraplanagem, caminhões, micro-ônibus e ônibus.

O contribuinte para obter o valor do tributo deverá fazer o cálculo do valor do imposto por meio da fórmula: valor venal do veículo x 0,0a. Aqui “a” se refere a alíquota.

No caso de um veículo novo a informação é de que o valor venal será o que consta na nota fiscal ou ainda no documento que aponte a transferência de propriedade. Os veículos usados obedecem aos valores constantes na tabela Fipe.





Quem efetuar o pagamento em cota única poderá ter um desconto de 10%. O vencimento da parcela é no dia 07 de fevereiro de 2017. Há ainda o caso de desconto de 5% caso o pagamento seja feito em conta única até o vencimento estabelecido para a primeira parcela.

Outra opção é parcelar o imposto em até três vezes.

O pagamento do imposto poderá ser feito em qualquer agência bancária bastando que para isso seja apresentado o número do Renavam.

É interessante observar que os débitos que dizem respeito a taxa de licenciamento bem como às multas de trânsito deverão ter suas parcelas pagas até a data estipulada para a terceira parcela. Aquele proprietário que perder o prazo para o pagamento da primeira parcela também perderá o direito de pedir o parcelamento em três vezes.

Clique aqui e confira os valores venais do IPVA BA 2017.

Por Denisson Soares



Compartilhe esta notícia