Presidente do SHC afirma que o Carro Elétrico é Inviável no Brasil

O presidente do grupo SHC, Sérgio Habib, que coordena a empresa responsável pela importação oficial dos carros chineses da JAC e dos ingleses da Aston Martin, revelou uma baixa ao Brasil. Segundo o executivo, "carro elétrico é inviável no Brasil". O grupo que o empresário representa está na segunda colocação de maior venda no país, perdendo apenas para o Grupo Caoa.

Durante a apresentação das linhas do grupo para 2014, Habib afirmou "Para que o carro elétrico dê certo é preciso de infraestrutura (postos que fazem o abastecimento e geradores de energia domésticos, por exemplo), algo que não existe e é totalmente infactível em metrópoles como São Paulo". O evento apresentou as versões flex do compacto JAC J3.

Para descartar de vez a possibilidade de carros elétricos no Brasil, o executivo concluiu: "Para piorar (a situação dos elétricos), no Brasil existem incentivos ao álcool, o que desfavorece totalmente esse tipo de mobilidade". Habib lembra os últimos rumores dos noticiários afirmando a possibilidade de novos “apagões” no país, por causa dos problemas com o abastecimento de energia das termoelétricas. Para os carros elétricos funcionarem, o país precisa estar equipado com energia suficiente para todos. O executivo chegou ainda a criticar a atual gestão brasileira. “O governo vai anunciar incentivos a estes tipos de mobilidade, mas só para aparecer”.





O Brasil consegue fazer vendas de carros elétricos por meio de parcerias entre as fabricantes e empresas de grande porte, porém, esse trabalho não foi feito para pessoas físicas. Até mesmo a Renault, juntamente com a Nissan, divulgou que fechou acordos com empresa geradoras de energia e anunciou a montagem de um modelo elétrico no Brasil.

Algumas marcas divulgam que tem carros elétricos à disposição que podem ser entregues ao Brasil, basta o governo investir nessa demanda. A Nissan mesmo entregou unidades do Leaf para rodar como táxi em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), mas o país ainda segue longe de concretizar a situação dos elétricos por aqui. A JAC, segundo Habib, vai importar elétricos no Brasil, mas por enquanto apenas para experimentações.

Por Carolina Miranda



Compartilhe esta notícia

1 comentário em “Presidente do SHC afirma que o Carro Elétrico é Inviável no Brasil