Exame Psicotécnico – O Que é? Para Que Serve?

Todos os motoristas, quando foram submetidos ao processo para a obtenção da CNH, passaram pelo exame psicotécnico, um exame no qual o psicólogo avalia a capacidade que o motorista tem de conduzir um veículo.

No entanto o que muitos não sabem é que o psicólogo tem o poder de determinar o tempo em que o motorista está apto a dirigir. Por exemplo: O psicólogo pode determinar a validade do exame para um ano, e não para cinco anos, pois o psicólogo pode julgar o período que você está apto para dirigir.





Mesmo que o exame psicotécnico seja necessário apenas aos condutores que exercem atividade remunerada, na primeira habilitação, todos são obrigados a fazer o exame. Essa posição é alvo de muitas críticas, alegando que o psicólogo deve passar ou repetir o condutor.

Se o psicólogo pode determinar quanto tempo o motorista está apto para dirigir, o ideal é que o condutor se prepare muito bem.

Por MS



Compartilhe esta notícia

2 comentários em “Exame Psicotécnico – O Que é? Para Que Serve?

  1. E como é valido o exame, tem como transferir o exame de um estado pra outro.
    No meu caso eu estou precisando transferir todos exames que eu ja fiz. mas não consigo o k devo fazer.

  2. O custo p se renovar a cnh são altíssimos. Psicotecnico deveria estar incluido no medico. 240 numa renovação é só p extorquir o motorista